Um exoplaneta gigante que orbita três sóis acaba de ser descoberto, causando controvérsia sobre suas origens e uma possível implicação extraterrestre.
Os astrónomos descobriram recentemente um sistema estelar com estrelas múltiplas.Nada fora do comum, exceto que um exoplaneta aquosa quatro vezes o tamanho de Júpiter - o maior planeta do nosso sistema solar com uma massa de um milésimo a do Sol, está preso entre estes três queima de corpos celestes.
Este sistema estelar peculiar foi descoberto por astrônomos da Universidade do Arizona usando telescópios terrestres localizados no desolado Deserto de Atacama no Chile. No início, a equipe de cientistas estavam à procura de planetas com órbitas extremas quando tropeçamos em todo este sistema estelar intrigante.
O planeta - chamado HD 131399Ab está localizado 320 anos-luz de distância da Terra, perto da constelação de Escorpião ea estrela luminosa Antares. Ele orbita em torno de uma estrela duas vezes a dimensão do nosso Sol, ao mesmo tempo, compartilhando o espaço com outras duas estrelas rapidamente torcer em torno de si. Um dos dois corpos celestes escaldante é o tamanho do nosso Sol, com a outra medindo apenas metade.
PHOTO CREDIT/ESO
Utilizando spestroscopy infravermelho próximo, os astrônomos determinaram o exoplaneta tem uma quantidade considerável de água e metano, tornando-se um dos planetas mais fria já detectados. No entanto, por causa de seus vizinhos ardentes, é ferver em mais de 500 graus Celsius (1000 graus Fahrenheit), uma temperatura que não permite água para se manter em sua forma líquida, tornando sua superfície improvável que hospeda nenhum formas de vida relacionadas com a Terra.
Este planeta única só recentemente foi detectado, é por isso que uma história sólida sobre suas origens falhou a aparecer no estudo publicado na revista Science, mas há uma hipótese e especulações poucos.
Uma ideia propõe que o exoplaneta formado na vizinhança da estrela que orbita directamente, mas foi aspirado por outras forças, portanto, aumentando consideravelmente a sua órbita. A outra teoria pressupõe que a estrela que orbita - o dobro do tamanho do Sol, formou perto das outras estrelas gêmeas, mas de alguma forma foi separado deles e preso em uma nova órbita. Mas como poderia o "grande incômodo" se separar de seus dois companheiros menores?
Há muito que não entendemos sobre o cosmos, é por isso que os pesquisadores estão descobrindo este preocupante para explicar. Devido a isso, um debate tem brilharam dentro da comunidade ufológica sugerindo que o exoplaneta foi, de facto artificialmente mudou-se para a sua posição atual. Uma espécie avançados de extraterrestres iria encontrar uma localização atraente, porque eles poderiam colher a energia de três sóis.
As proporções formidáveis deste exoplaneta torná-lo um candidato confiável para apoiar uma população estrangeira considerável, embora as condições estranhas em sua superfície seria tornar a vida possível para formas de vida extremamente diferentes daqueles na Terra.
Fora isso, as três estrelas parecem emitem formas exóticas de radiação, formando um forte campo eletromagnético, que serviria como um escudo para HD 131399Ab, e todas as formas de vida que supostamente existem e se adaptam a este sistema de estrelas particular. Poderia ser que este sistema como um todo oferece as condições de habitabilidade ideais para uma espécie avançados de extraterrestres? Ou será que esse conglomerado vez ocorreu como resultado de um fenómeno universal natural?
Fontes: