O Projeto Éden (em inglês: Eden Project) é uma atração turística na Cornualha, Reino Unido, incluindo a maior estufa do mundo. Dentro dos biomas artificiais estão plantas que são colhidas em todo o mundo. O projeto está localizado em um antigo poço de caulinita, localizado a 2 km da cidade da cidade de St Blazey e a 5 km de St Austell, na Cornualha.
Localizado em Cornwall, foi projetado pelo arquiteto Nicholas Grimshaw enquanto Tim Smit imaginou e criou os três biomas principais: o Bioma Tropical, o Bioma do Mediterrâneo e o Bioma Local (em área descoberta).
A estrutura acabada é uma realização sem precedentes, uma estufa gigantesca, composta de muitas cúpulas, contendo plantas do mundo todo. O local já se tornou um ponto turístico popular, atraindo milhares de visitantes todos os dias.
Davis Langdon gerente do projeto, Sir Robert McAlpine e Alfred McAlpine tinha um canteiro de obras, e do grupo «MERO» projetou e construiu a cúpula. Para a construção do projeto levou 2,5 anos. Foi inaugurado em 17 de março de 2001.
O Bioma Tropical, com 100 metros de largura, 200 metros de comprimento e 55 metros de altura, possui plantas frutíferas, café, borracha e bambu gigante. O Bioma do Mediterrâneo, com 65 metros de largura, 135 metros de comprimento e 35 metros de altura, é o lar de plantas européias como azeitonas e uvas. Já o Bioma Local está cheio de plantas que podem ser cultivadas no clima do Reino Unido, como chá, lavanda, lúpulo e girassóis.
O complexo utiliza captação de chuva para manter higienizado o Bioma Tropical e para operar seus banheiros. O Projeto Éden também utiliza eletricidade fornecida por uma das turbinas eólicas de Cornwall além de manter programas diferentes para educar o público sobre a interdependência entre plantas e pessoas e aumentar a consciência ambiental no Reino Unido.
As bolhas gigantes, inspiradas na lua, servem como cúpulas que abrigam uma infinidade de plantas de todo o tipo e são construídas a partir de um quadro tubular de aço e painéis hexagonais feitos de um tipo de plástico conhecido como ETFE (Etileno tetrafluoretileno), reciclável, leve e durável. É também mais barato e mais seguro que o vidro.
Fontes:
http://www.edenproject.com/
A estrutura acabada é uma realização sem precedentes, uma estufa gigantesca, composta de muitas cúpulas, contendo plantas do mundo todo. O local já se tornou um ponto turístico popular, atraindo milhares de visitantes todos os dias.
O Bioma Tropical, com 100 metros de largura, 200 metros de comprimento e 55 metros de altura, possui plantas frutíferas, café, borracha e bambu gigante. O Bioma do Mediterrâneo, com 65 metros de largura, 135 metros de comprimento e 35 metros de altura, é o lar de plantas européias como azeitonas e uvas. Já o Bioma Local está cheio de plantas que podem ser cultivadas no clima do Reino Unido, como chá, lavanda, lúpulo e girassóis. O complexo utiliza captação de chuva para manter higienizado o Bioma Tropical e para operar seus banheiros. O Projeto Éden também utiliza eletricidade fornecida por uma das turbinas eólicas de Cornwall além de manter programas diferentes para educar o público sobre a interdependência entre plantas e pessoas e aumentar a consciência ambiental no Reino Unido. As bolhas gigantes, inspiradas na lua, servem como cúpulas que abrigam uma infinidade de plantas de todo o tipo e são construídas a partir de um quadro tubular de aço e painéis hexagonais feitos de um tipo de plástico conhecido como ETFE (Etileno tetrafluoretileno), reciclável, leve e durável. É também mais barato e mais seguro que o vidro.
Fontes:
http://www.edenproject.com/